Atos 15:22-41; 16:19-33

Versículo para memorização – Atos 16:25

O nome de Silas é conhecido certamente por muitas pessoas somente por causa de sua associação com o Apóstolo Paulo. Entretanto, foi um produtivo e fiel servo de Deus também (Atos 15:22 e I Pedro 5:12). A primeira menção sobre ele na Bíblia está em Atos, capítulo 15. No entanto, ele já era, nesse tempo, distinto entre os irmãos (Atos 15:22). É muito provável que Silas também foi um dos setenta anônimos enviados em Lucas 10, como o foi Barnabé. Descobrimos, segundo Atos 15:32, que ele também era um profeta de Deus. Silas também é conhecido na Bíblia como Silvano e é mencionado quatro vezes nas Escrituras com esse nome.

Seu lugar mais proeminente nas Escrituras é quando se torna companheiro de Paulo em sua segunda jornada missionária. Muito do que foi escrito sobre ele encontra-se em Atos 15:22-18:5. Foi logo depois a discordância entre Paulo e Barnabé, que Paulo escolheu Silas como seu companheiro de trabalho e partiu em direção à Síria e Sicília fortalecendo as igrejas.

Provavelmente o período mais dramático de sua vida revelado pela Bíblia encontra-se em Filipos. Havia uma jovem possuída por um demônio e ela seguiu Paulo e Silas, proclamando que eles eram os servos do Deus Altíssimo. Isso era verdade, mas o seu conhecimento era demoníaco e Paulo perturbou-se, então expulsou o demônio que a possuía. Quando os seus donos, que tinham adquirido grande fortuna através de suas previsões, viram o que acontecera, cercaram Paulo e Silas e os surraram até suas costas ficarem em carne viva. Depois foram levados para a prisão como criminosos comuns. Todavia, mantiveram um bom testemunho durante toda essa perseguição.

A vida pessoal de Silas não vai muito longe além disso. É como um conto inacabado que ensina uma lição. Esta lição é isto: no decorrer dos séculos, existiram homens, como Silas, que serviram e sofreram em silencio. Sangraram e morreram pela causa de Cristo e do ministério do evangelho, mas seus nomes nem são conhecidos pelo mundo. Lembremos, entretanto, que Deus os conhece. Conhece cada chicotada, cada lágrima, cada gota de sangue e ferimento de coração e Ele assegura uma preciosa recompensa eterna conseqüentemente.

Perguntas – SILAS

1. Qual o outro nome pelo qual Silas é conhecido?

2. Em que cidade estava, quando foi mencionado pela primeira vez?

3. Para que cidade estava indo, quando foi mencionado pela primeira vez?

4. Silas era conhecido pelos doze apóstolos?

5. Com quem fez sua primeira jornada missionária?

6. Onde essa viagem começou?

7. Em que cidade sofreu a primeira perseguição mencionada pela Bíblia?

8. O que deixou as pessoas iradas com ele?

9. Silas foi levado para onde primeiramente quando foi preso?

10. Que violência física ele sofreu?

11. Onde passou a noite?

12. Como Silas e Paulo foram preservados durante essa noite?

13. Que momento especial da noite é mencionado aqui?

14. Como sabemos que não guardou rancor dessa perseguição?

15. Silas viajou com Paulo depois disso?

16. Podemos definir quanto tempo ficaram juntos?

17. Ele foi fiel a Paulo?

18. Sabemos como Silas morreu?

19. Ele seria amado em sua cidade hoje?

20. Que lição podemos retirar dessa vida?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Joy Ellaina Gardner
Edição: Calvin Gardner
Fonte: www.palavraprudente.com.br