Rute 1:1-22

Versículo para memorização – Rute 1:20

Noêmi era uma mulher do povo de Israel. Não é conhecida por nenhum ato que tenha realizado, mas, conhecida por causa do amor e da fidelidade de sua nora, Rute.

O marido de Noemi chamava-se Elimeleque. Tinham dois filhos, Malom e Quiliom. Durante o tempo dos juízes, havia fome em Israel, então Elimeleque pegou sua mulher e seus filhos e foi para a terra de Moabe. Freqüentemente o povo de Deus deixa o lugar de Deus por causa da miséria, mas isso é sempre um erro. Os sofrimentos fora do plano de Deus serão sempre maiores mesmo que sejam de uma natureza diferente.

Não sabemos que comida Noemi comeu em Moabe, nem quão abundante foi, mas sabemos que ela comeu o pão da tristeza. Elimeleque logo morreu, então seus dois filhos morreram, deixando-a, dez anos depois, tanto despojada materialmente do que quando foi para Moabe. Não apenas isso, agora era uma viúva completamente desolada.

Pôs-se a caminho para retornar de Moabe com suas duas noras, Rute e Orfa. Assim que sua jornada começou, ela as estimulou a voltar a suas famílias e seu falso deus, Moloque. Que crime, que alguém que conhece o Senhor pode dizer algo tão errado. Orfa retornou mas, aparentemente, Noemi, em algum momento, foi uma boa testemunha de seu Deus, pois Rute propôs ir com ela e seguir o seu Deus (Rute 1:16).

Chegaram então a Belém na época da colheita da cevada, o povo agrupou-se pasmo ao redor delas . “Devemos conhecer esta velha mulher, ela parece familiar, esta é Noemi? Poderia esta ser a bela mulher que partiu daqui com seu marido e filhos há dez anos? Mas parece tão velha e dominada pela tristeza” (versículo 19).

Sua resposta nos versos 20 e 21 dá glória a Deus e estimula seu povo a buscar primeiro o Reino de Deus. “Não me chamem de Noemi (que significa amável), chamem de Mara (que significa amarga), pois Deus lidou comigo amargamente. Saí cheia e retornei vazia”. “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Perguntas – NOEMI

1. Durante qual período da história de Israel viveu Noemi?
2. Qual era o nome de seu marido?
3. Em qual metrópole ou cidade viviam?
4.Quantos filhos possuíam?
5. Quais eram os nomes dos filhos?
6. Quais eram os nomes de suas noras?
7. A qual região foram e por quê?
8. Quanto tempo viveram lá?
9. Por que Noemi deixou a região?
10. O que aconteceu a sua família?
11. Qual foi seu mau conselho a Rute e Orfa?
12. Qual foi a primeira resposta delas?
13. Qual foi a segunda resposta de cada uma delas?
14. O que Rute disse que seria a única coisa capaz de separá-las?
15. Qual foi o beneficio mais importante de Noemi que Rute reivindicou?
16. O que significa Noemi?
17. O que Noemi disse-lhes que a chamassem?
18. O que significa Mara?
19. Por que pediu que a chamassem assim?
20. Em que período do ano elas retornaram a Belém?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br