II Reis 5:1-27

Versículo para memorização – II Reis 5:14

Naamã é um personagem bíblico importante não por causa de quem era (não era um israelita), nem por causa das coisas que realizou, mas estritamente por causa de uma grande obra da graça de Deus nele.

Ele era capitão de todos os exércitos da Síria. Os Sírios eram inimigos do povo de Israel, ainda como o são hoje, quase 2900 anos depois. Porém, Naamã era um bom líder e era muito popular com seu rei. Era honroso e seu rei teria feito tudo que pudesse para ajudá-lo, mas não podia ajudá-lo, pois Naamã tinha a incurável e fatal doença da lepra.

Quando uma jovem israelita, que Naamã havia capturado e dado a sua esposa como criada, ouviu isso, falou sobre o profeta Eliseu na cidade da Samaria. Assegurou-lhes que Eliseu poderia curá-lo de sua lepra. Então, Naamã agrupou seus criados, juntou uma grande quantia de riquezas (aproximadamente U$ 125.000) e partiu para Samaria para ver Eliseu.

Agora, Naamã estava orgulhoso e pensava muito grandemente de si mesmo. Esperava que Eliseu saísse para conhecê-lo e que faria uma grande coisa da sua curada; e então, Naamã lhe daria muito dinheiro e iria embora orgulhosamente. Eliseu sabia disso e desejava dar a glória a Deus, não a Naamã ou a si mesmo. Nota que a lepra é como o pecado e a cura dela é como o perdão. Assim, Eliseu não faria nada que exibisse o homem como se tinha feito algo para executar ou merecer essa cura. Apenas mandou seu criado Geazi dizer a Naamã para se banhar no Jordão, um rio sujo. Saberia, assim, que sua cura não vinha de si mesmo, nem da água ou de Eliseu, mas de Deus. Naamã ficou muito furioso por isso, mas, quando um de seus servos racionou com ele, obedeceu e foi curado.

Tentou, então, dar dinheiro a Eliseu. Eliseu recusou, mas Geazi pegou uma parte do dinheiro e a lepra de Naamã caiu sobre ele. Alguém pode se surpreender com tal julgamento severo, mas precisamos lembrar que Deus precavê-se zelosamente contra homens que comercializam coisas sagradas.

Perguntas – NAAMÃ

1. Qual era a nacionalidade de Naamã?
2. Qual era sua ocupação?
3. Que tipo de reputação tinha com relação a seu rei?
4. Qual era o problema de Naamã?
5. Quem lhe deu uma mensagem de esperança?
6. Naamã estava disposto a ir até Eliseu?
7. Descreva sua preparação para ir.
8. A quem dirigiu-se primeiro em Israel?
9. Qual foi a resposta desse homem com relação a Naamã e o medo pela sua vinda?
10. Quem ofereceu uma solução para o problema do rei?
11. Eliseu deu a Naamã um bem-vindo caloroso?
12. Qual foi sua instrução para Naamã?
13. Qual foi a atitude de Naamã com relação a isso e por quê?
14. O que mudou o opinião de Naamã?
15. Qual foi sua resposta a sua cura?
16. Por que Eliseu não pegaria o dinheiro de Naamã?
17. Quem era o servo de Eliseu?
18. Explique como pecou contra Deus e Eliseu.
19. Eliseu amava seu servo?
20. Que julgamento Eliseu pronunciou sobre Geazi?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br