Olá a todos, primeiramente, vou me apresentar. Meu nome é Kennedy Lucas, blogueiro cristão e apaixonado pelo assunto que vou falar aqui. Pra falar sobre renovação mental, vou usar o texto de Romanos 12.2 como referencial.

“Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente; para que possais experimentar qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.”

Primeiramente precisamos entender que renovação de mente, para os cristãos não é algo opcional. Quando nos tornamos novas criaturas, muitas coisas mudam em nossa vida, principalmente, nossa mente. Então, ser nova criatura, implica em ter uma mente renovada.

Precisamos também saber que, nós, não podemos renovar a nossa mente de forma eficaz, com o nosso próprio esforço. Isso significa que é uma obra do Espírito Santo de Deus.
Embora seja uma obra de Deus, nós é que decidimos se queremos ou não ter uma mente e, consequentemente, uma vida renovada. Uma vida na plenitude de Deus.

O que é Renovação de Mente?

Renovação significa, sem dicionários, tornar novo. Então, podemos dizer que renovação de mente, nada mais é do que, despejar pensamentos velhos para adotar pensamentos novos. Quando a bíblia fala: “Eis que tudo se fez novo”, o tudo inclui nossa maneira de pensar e agir.

Pra Quê Renovar a Mente?

Por vários motivos, entre eles:

Para experimentar a vontade de Deus. A Bíblia diz que os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos, e a vontade dEle, é diferente da nossa. Precisamos aceitar a vontade de Deus acima da nossa.

Pra viver em novidade de vida (Ro. 6.4). Nossos pensamentos antes de sermos cristãos eram pecaminosos e consequentemente, nossa vida era pecaminosa, por isso devemos substituí-los por novos e melhores pensamentos. Enquanto estivermos aqui, nunca vamos parar de pecar, mas somos livres pra decidir viver uma vida de santidade e obediência diante de Deus.

Para ter a mente de Cristo (I Co. 2.16). Paulo fala que o homem carnal não compreende as coisas espirituais de Deus, por isso precisamos da obra do Espírito Santo em nosso entendimento para que possamos compreender as coisas espirituais de Deus.

Como Renovar a Mente

Agora que já sabemos que a renovação de mente e vida é uma obra de Deus, e já sabemos também sua importância, basta saber como podemos deixar que Deus faça isso em nós.

Deus age de muitas maneiras em nossas vidas. Deus não é limitado e o que Ele puder usar pra abençoar nossas vidas, Ele vai usar. A chave para ter uma vida renovada é ter o coração aberto para os ensinamentos de Deus.
Deus, pra nos ensinar algo novo, e renovar nosso entendimento, pode usar sua palavra, sermões do seu pastor, outras pessoas, livros, programas de TV, blogs, conversas informais com seus amigos e uma infinidade de outras coisas.
Mas os esforços de Deus, pra nos ensinar algo novo serão inúteis se o nosso coração permanecer duro e fechado para a sua obra.

Para evitar que Deus fale conosco e passarmos despercebidos e perder uma oportunidade de renovar nossa mente, há alguns bons hábitos que nos ajudam a ter uma vida renovada:

Ler a bíblia com freqüência. (Salmo 119) O ideal é todo dia. Mas ler por ler não basta, é necessário que permitamos sermos moldados por ela.

Ter um bom tempo de oração. (I Ts 5.17) Oração é você falando com Deus. Mas Ele não gosta de monólogos, e quando falamos com Ele, Ele sempre nos responde prontamente. Nossa vida com Deus é um relacionamento, e como qualquer relacionamento, quanto mais tempo você passar com a pessoa que você está se relacionando, mais vocês vão se conhecer e ter intimidade.

Ler bons livros. Também com freqüência. É uma forte arma que Deus ama usar pra transformar nosso entendimento.

Ler bons blogs. Muitos amigos blogueiros têm muita coisa boa a dizer e Deus constantemente os usa para nos ensinar coisas maravilhosas.

Assistir bons filmes. Também é um ótimo hábito e nos ajuda a ter nossa mente aberta para coisas novas.

Conversar com as pessoas. Isso nos ajuda sair da caixinha de nosso mundo particular. Conversar com pessoas pode ser uma experiência fascinante. As pessoas sempre têm algo a nos ensinar. Ahh, de preferência pessoas que pensam diferente de você, mas não discuta com ela. Ouça o que ela tem a dizer e se ela te perguntar explique seu ponto de vista sem ofensas e com respeito.

Renovação da mente e da vida é algo que acontece diária e constantemente. E o assunto é muito grande e profundo. Eu espero que você esteja disposto a adotar esse estilo de vida. Você pode acompanhar o blog Geração Renovada, meu blog que procuro manter constantemente atualizado pra ajudar a renovar nossas vidas a cada dia.

Para conhecer mais sobre o Kennedy Lucas visite o blog: Geração Renovada