Mateus 9:9; 10:3; Marcos 2:14; 3:18; Lucas 5:27-32; 6:15

Versículo para memorização – Lucas 5:27

Em comparação aos outros, Mateus é um Apóstolo sobre quem se fala pouco nos Evangelhos, contudo, muitas pessoas sentem-se muito familiarizadas com ele por causa do Evangelho com o qual contribui no Novo Testamento. Mateus é o escritor do Evangelho de Mateus. Em termos do maior número de capítulos no Novo Testamento, o Evangelho de Mateus e Atos estão empatados. Mas na categoria do livro com a maior extensão, o Evangelho de Lucas é primeiro e o Evangelho de Mateus, segundo. Mateus escreve extensivamente sobre a realeza de Jesus Cristo, retratando-O como Rei.

Mateus também tem um outro nome pelo qual é conhecido, isto é, Levi (Marcos 2:14). O nome do pai de Mateus era Alfeu, assim como o de Tiago, o menor. É difícil, portanto, afirmar que se trata do mesmo Alfeu e que Mateus e Tiago, o menor, eram irmãos.

Mateus tinha um emprego muito malquisto em seus dias. Era o trabalho de publicano, ou um coletor de impostos do governo de Roma. Uma certa quantia era cobrada por Roma e o publicano tirava sua sobrevivência obtendo tudo o que pudesse em cima disso. A maioria dos publicanos era desonesta além de serem muito ricos à custa dos pobres a sua volta. Por isso não eram concebidos com muito apreço e são freqüentemente associados na Bíblia com !pecadores?, no sentido de serem particularmente pessoas impiedosas.

Quando Mateus foi chamado para seguir a Jesus, imediatamente deixou sua ocupação lucrativa e O seguiu. Não encontramos nenhum sermão de Mateus. Não o encontramos em reuniões ou conversas pessoais com o Senhor durante o tempo do seu Apostolado. Porém, estamos seguros de que foi vigilante e cuidadoso em relação ao direcionamento e ensinamento de Cristo, porque seu Evangelho contém detalhes não registrados por nenhum dos escritores dos outros Evangelhos. Podemos ver com isso que Jesus necessariamente não chama bons ou nobres homens, mas chama pecadores comuns e usa-os para Sua honra e glória. Não quero dizer com isso que Jesus não está interessado no caráter ou que não requere arrependimento. Mateus deixou sua posição pecaminosa para seguir a Jesus. Esse é o desafio para nós, negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir a Jesus.

Perguntas – MATEUS

1. Qual era a ocupação secular de Mateus?

2. Ele era respeitado dentre seu povo?

3. Qual era o nome de seu pai?

4. Cite outro Apóstolo cujo pai tinha o mesmo nome.

5. O que Mateus estava fazendo quando Jesus o chamou?

6. Qual era a provável situação financeira de Mateus?

7. Ele foi relutante para deixar a sua ocupação e seguir a Jesus?

8. Quantos livros da Bíblia escreveu?

9. Quantos capítulos tem seu registro Evangélico?

10. Quais são os dois livros mais longos do Novo Testamento?

11. Que prática social Mateus realizou em relação ao Senhor?

12. Por que os Fariseus se opuseram a isso?

13. Que resposta o Senhor deu-lhes?

14. Temos o registro de algum sermão que Mateus tenha pregado?

15. Temos registro de algum favor que tenha pedido ao Senhor?

16. Que indicação temos de que foi atento às ações do Senhor?

17. É possível que Mateus tivesse algum parente dentre os Apóstolos?

18. Qual era a nacionalidade de Mateus?

19. Dê o maior número de razões possível para essa conclusão.

20. Custou-lhe algo seguir a Jesus?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Joy Ellaina Gardner
Edição: Calvin Gardner
Fonte: www.palavraprudente.com.br