Colossenses 4:14; II Timóteo 4:11; Filemom 24; Atos 16:1-12

Versículo para memorização – Colossenses 4:14

Lucas foi certamente um grande homem da Bíblia, apesar do fato de seu nome aparecer não mais que três vezes nas Escrituras. Também ele é citado como o médico amado. Isso, é claro, porque foi profissionalmente doutor em medicina. Lucas era de descendência judaica, mas a tradição diz que foi um judeu da diáspora (forçado a viver fora da terra em que nasceu). Era provavelmente da cidade de Antioquia.

Lucas contribui com dois dos maiores livros do Novo Testamento, o Evangelho de Lucas, que, em volume, é o livro mais longo do Novo Testamento, e o livro de Atos, que é o terceiro mais longo. Em seu evangelho, ocupa-se particularmente da humanidade de Jesus Cristo, enquanto João trata da Divindade e Mateus da realeza. No livro de Atos, Lucas dá conta dos atos dos apóstolos que Jesus Cristo deixou sobre a terra para continuar Sua obra depois de Sua ascensão. O livro de Atos dedica-se à história da Igreja neotestamentária, depois da ascensão de Cristo, mais do que todo o restante da Bíblia junto.

No que se refere ao ministério público de Lucas, foi primordialmente composto de viagens com o Apóstolo Paulo, auxiliando-o e servindo-o. Na verdade, Paulo é único escritor da Bíblia que menciona seu nome. Parece que Lucas começou a viajar com Paulo aproximadamente em 52 a. C. e continuou assim até a execução de Paulo. Chega-se a essa conclusão estudando Atos, capítulo 16. Os pronomes concernentes às viagens de Paulo e aos companheiros de viagem até esse ponto e até Atos 16:8, são ele e eles. Mas, depois da visão do homem da Macedônia, começando imediatamente com Atos 16:10, o pronome é sempre nós, indicando que a partir desse ponto Lucas passou a fazer parte do grupo.

Os outros abandonaram Paulo mas Lucas permaneceu fiel a ele. Certamente o uso que Deus fez desse homem contribui grandemente para o completamento das Escrituras.

Perguntas – LUCAS

1. Quanto Lucas nos fala de si mesmo?

2. Com que freqüência seu nome é mencionado nas Escrituras?

3. Ele era um apóstolo?

4. Qual era sua ocupação secular?

5. Qual era a nacionalidade de Lucas?

6. Ele viveu nas terras de Israel?

7. Escreveu quantos livros da Bíblia?

8. Quais foram e qual a extensão destes em relação aos outros livros do Novo Testamento?

9. Qual dos atributos de Jesus Cristo ele enfatiza?

10. Seus livros têm um valor histórico especial?

11. Lucas teve o dom da cura divina?

12. Temos registro de alguma de suas pregações?

13. Viajou muito por Deus?

14. Quem ele mais acompanhou?

15. Quem mais escreveu sobre ele?

16. Aproximadamente quando Lucas começou a viajar com Paulo?

17. Que revelação divina Paulo recebeu naquele tempo?

18. Quando Lucas deixou de viajar com Paulo?

19. Lucas sofreu perseguição?

20. Que tipo de perseguição e como sabemos isso?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Joy Ellaina Gardner
Edição: Calvin Gardner
Fonte: www.palavraprudente.com.br