Atos 16:1-15

Versículo para memorização – Atos 16:14b

Enquanto Paulo e Silas percorriam por entre as igrejas na segunda viagem missionária, encontraram-se crescendo e prosperando na causa de Deus (Atos 16:5). Seus planos então eram ir a Bitínia, mas Deus enviou a visão de um homem da Macedônia a Paulo durante a noite. O homem pediu-lhe: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. Paulo, sabendo que esse não é um pedido natural do homem, entende isso como uma revelação vinda de Deus e então vão para a Macedônia.

O primeiro importante lugar de parada foi Filipos. Aconteceu aqui que uma mulher chamada Lídia ouviu a mensagem deles. Ela não é importante por causa do que fez, mas sim por causa do que Deus fez por ela, e é por isso que a escolhemos para essa lição.

Devemos apontar muitas coisas a respeito dela. Provavelmente era muito rica, sendo uma vendedora de púrpura de Tiatira, pois a riqueza é comum para os mercadores dessa tintura rara. Ela era religiosa. Esta passagem nas Escrituras revela que era da fé judaica, indo orar no dia do sábado (Atos 16:13). Adorava a Deus (Atos 16:16). Muitas pessoas hoje em dia certamente diriam que uma pessoa assim não precisa de salvação e que está fora de cogitação um pregador que venha tentar compelir sua própria religião sobre ela. Poderiam dizer que os deixassem com sua próprias convicções religiosas porque, se são sinceros, seguramente estão bem. Mas, aparentemente Deus não disse isso a Paulo, porque ele sentiu que ela precisava conhecer a verdade advinda da Palavra de Deus.

As grandes palavras dessa lição estão no versículo 14, O Senhor lhe abriu o coração?. Você vê que isso deve sempre acontecer antes que uma pessoa seja salva. Podem ouvir a palavra sendo pregada freqüentemente, mas, se Deus não abre o coração, isso não tem nenhum proveito, porque !o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus?. Leia I Coríntios 2:14. Ele ignorará, odiará e confundira as verdades espirituais etc, etc., mas, quando Deus abre o coração, ele !atenta para isso (Atos 16:14). É através dessa carinhosa e amorosa cirurgia do coração, feita por Deus, que o homem é salvo. Só então Lídia foi batizada, porque o batismo é para os crentes e não descrentes.

Perguntas – LÍDIA

1. Porque Paulo foi a Macedônia?

2. Quem o acompanhou?

3. Em qual cidade fizeram a primeira parada missionária?

4. Onde encontraram a primeira congregação?

5. Essas pessoas estava reunidas por qual razão?

6. Quem era o primeiro convertido de Macedônia?

7. Lídia era de qual cidade?

8. Qual era a sua profissão?

9. Ela cria em Deus?

10. Ela era sincera e fiel em sua crença?

11. Ela era uma mulher convertida quando Paulo a encontrou?

12. Paulo estava satisfeito em deixar ela às suas próprias convicções religiosas?

13. Ela desejava naturalmente ouvir a pregação de Paulo?

14. Porque ela escutou as palavras dele?

15. É coisa rara Deus abrir o coração de uma pessoa?

16. A Lídia decidiu ser batizada para que pudesse ir para o céu?

17. Porque ela foi batizada?

18. Alguém outro foi batizado junto com ela?

19. É registrado algum ato ou palavra dela?

20. O que ela fez de bom para Paulo e Silas?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Joy Ellaina Gardner
Edição: Calvin Gardner
Fonte: www.palavraprudente.com.br