Mateus 10:4; 26:14, 25, 47; 27:3; Atos 1:16-25; João 6:70, 71; 12:4; 13:2, 26-29; 18:3-5

Versículo para memorização – João 6:70

Até a crucificação, é quase certo que o Apóstolo mais apontado publicamente fosse Judas Iscariotes. Não é triste, porém, que aquilo que o fez tão notado foi sua hipocrisia em geral e em particular o pecado de trair Jesus? Seu nome aparece pelo menos 22 vezes na Bíblia.

A primeira coisa que você deveria saber sobre Judas é que ele nunca foi um Cristão. Ele nunca sentiu amor ou adorou o Senhor (João 12:3-8). Você também deve estar ciente de que Jesus sempre soube isso (João 6:66-71). É comum hoje em dia um hipócrita obter maior atenção que muitos verdadeiros Cristãos na igreja. Lembre-se, no entanto, que nenhum Cristão real pode torna-se um Judas e nenhum hipócrita alguma vez enganou a Deus.

Quando Judas começou a conspirar a trair Jesus, procurou homens que sabia ter ódio pelo Senhor e que sabia serem ardilosos e desonestos. Ofereceram-lhe trinta moedas de prata e ele concordou trair Jesus por esse preço. Pensou que estava sendo tão hábil, que ninguém, exceto seus co-conspiradores, saberia quem tinha traído Jesus, mas Jesus é o Deus onisciente e conhecia todos os pensamentos e feitos de Judas. O Senhor desmascarou-o, e Judas deixou a congregação dos Apóstolos pouco antes de Jesus instituir a Ceia do Senhor.

Quando a Ceia do Senhor foi observada e muitas instruções dadas aos Apóstolos, o Senhor conduziu-os ao jardim de Getsêmani, onde Se ajoelhou e a oração Dele por Seus discípulos delongou-se. Judas conhecia esse lugar e na hora designado foi com um grupo de soldados e servos para prender Jesus. Judas identificou o Senhor para esses homens dando um beijo em Seu rosto, uma prática comum em saudações orientais.

Quando levaram Jesus embora, Judas deve ter pensado que seu dinheiro estava ganho e seu trabalho concluído. Entretanto, Deus castigou sua consciência e, apesar de Judas não se arrepender diante de Deus e confiar pela fé em Jesus Cristo, encheu-se de remorso e auto-penitência. Devolveu o dinheiro, enforcou-se e começou uma eternidade no inferno. A hipocrisia não compensa!

Perguntas – JUDAS ISCARIOTES

1. Judas Iscariotes é famoso pelo o que?

2. Qual o nome de seu pai?

3. Qual o alto cargo que ocupava?

4. Jesus estava convencido de que Judas era um bom homem?

5. Por que você acha que Jesus escolheu tal homem?

6. Judas acreditava que Jesus era o Messias?

7.Judas achava que Jesus era um homem ruim?

8. Encontra-se o nome de Judas com freqüência nos Evangelhos?

9. Judas caiu da graça?

10. Ele amou e adorou Jesus por algum tempo?

11. Cite evidências Bíblicas para provar sua resposta.

12. Com quem Judas maquinou a traição de Jesus?

13. Esses homens eram interessados no bem-estar de Israel?

14. Estes homens eram honestos a si mesmos?

15. Gostavam de Judas e respeitavam-no?

16. Quanto deram a Judas em dinheiro?

17. Em que Judas gastou o dinheiro?

18. Onde traiu Jesus? Como?

19. Como Judas se sentiu em relação a seu ato e o que fez em relação a isso?

20. Onde está Judas agora e quem tomou seu lugar?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Joy Ellaina Gardner
Edição: Calvin Gardner
Fonte: www.palavraprudente.com.br