Jeremias 1, Jeremias 8:1-9:1

Versículo para memorização – Jeremias 1:7

Jeremias foi um grande profeta, sendo muito semelhante a Isaías. Foi chamado por Deus quando era apenas uma criança (Jeremias. 1:4-8). Iniciou seu ministério treze anos depois de Josias (o último rei justo de Judá, neto de Ezequias) começou a reinar. Isso ocorreu aproximadamente sessenta anos depois do fim do ministério de Isaías. Foi durante o declínio final da nação de Judá e o primeiro ano de sua escravidão na Babilônia que Jeremias profetizou e lastimou por ela.

Jeremias contribuiu dois livros para a Bíblia: Jeremias e Lamentações. A palavra lamento, da qual vem o nome Lamentações, significa lastimar ou entristecer-se. Assim foi a vida de Jeremias. É chamado de profeta da lamentação, observe Jeremias 9:1. Lastimava porque viu os pecados de seu povo, e anteviu o julgamento de Deus sobre eles. Jeremias previu que os homens jovens morreriam na batalha e que as mulheres jovens seriam levadas para serem escravizadas. Viu a santa cidade Jerusalém poluída, as muralhas derrubadas, os portões queimados e os Gentios caminhando nela como se fosse um parque público, e seu coração se partiu (Lamentações 1:1-3 e 1:10-12). Constatou ainda que isso tudo ocorreu porque o povo de Deus havia profanado coisas sagradas.

Jeremias estava dividido entre a sua lealdade a Deus e o amor a seu povo. Encheu-se de compaixão quando o viu sofrendo. Sabia porém que o julgamento de Deus contra o povo era justo. Enquanto os judeus o odiavam por ter dito a verdade sobre a razão de sua escravidão, os Gentios o odiavam por profetizar a libertação futura de Israel e Judá e a sua derrota. Sua compaixão foi respondida com perseguição e seu grande amor com prisão.

Apenas Deus amou e compreendeu esse profeta solitário mas fiel. Qual recompensa devera estar na gloria, pois, apesar de o mundo não entender ou não se importar, Deus nunca deixa seus trabalhadores fiéis sem recompensa.

Perguntas – JEREMIAS

1. Qual era o nome do pai de Jeremias?
2. Qual era a ocupação de seu pai?
3. Quando Deus chamou Jeremias?
4. Quando Deus planejou isso?
5. Qual foi a resposta de Jeremias para o chamado de Deus?
6. Qual foi a resposta de Deus para a objeção de Jeremias?
7. Quem era o rei quando Jeremas iniciou seu ministério?
8. Seu primeiro livro cobre quantos anos aproximadamente?
9. Que grande evento teve lugar durante seu ministério?
10. Deus disse a Jeremias que não tivesse medo de quê?
11. Jeremias era muito semelhante a qual outro profeta?
12. Quanto tempo decorreu entre seus ministérios?
13. Quais são os dois livros da Bíblia que escreveu?
14. Era conhecido como sendo que tipo de profeta?
15. Jeremias amava seu povo?
16. Seu povo o amava?
17. Jeremias foi colocado na prisão alguma vez?
18. Qual foi a primeira missão que Deus deu a Jeremias?
19. Por que Jeremias desejava chorar dia e noite?
20. Por que Deus silenciou e envergonhou o seu povo?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br