I Samuel 1:3, 2:11-36 e 4:1-22

Versículo para memorização – I Samuel 4:22

Eli foi um sacerdote e um dos juízes de Israel. Julgou Israel por 40 anos. Do que sabemos, foi um bom sacerdote e um bom juiz. Entretanto, possuía um problema que o levou à tristeza; tinha dois filhos que eram perversos, Hofni e Finéias. Não só eram cruéis e vulgares, como também corrompiam as pessoas de Israel no portão do tabernáculo e praticavam violência contra os sacrifícios que eram oferecidos a Deus. Eli os repreendeu, porém não os restringiu, então o julgamento do Senhor foi determinado contra a casa de Eli.

Isso foi parte do plano de Deus para Samuel. Deus sabia que destruiria a casa de Eli por causa do pecado e levantou Samuel para ser usado em seu lugar.

Deus enviou um profeta a Eli para dizer-lhe sobre o julgamento que estava por vir sobre sua casa e também revelou isso por meio de Samuel (I Samuel 3:11-13). Eli foi submisso ao Senhor, (I Samuel 3:17) então o ocasião para o julgamento foi estabelecido.

Naquele tempo, os filisteus eram poderosos inimigos de Israel. Certo dia, Israel saiu para uma batalha contra eles. Devido ao pecado de Israel, Deus concedeu a vitória aos filisteus. Trinta mil soldados de Israel morreram naquele dia, incluindo Hofni e Finéias, filhos de Eli. Essa notícia chegou-lhe através de um mensageiro. Eli tinha 98 anos. Estava ficando cego além de estar muito gordo também. Havia se sentado à beira da estrada, esperando novidades da guerra, pois temia que os filisteus pudessem tomar a arca de Deus. Chegaram notícias dizendo que seus filhos estavam mortos e que a arca de Deus havia sido levada. Quando ouviu a notícia sobre a arca, caiu de onde estava sentado e seu pescoço se quebrou e ele morte.

A esposa de Finéias, filho de Eli, estava grávida naquela época, e a criança preste a nascer. Quando ficou sabendo da morte de seu marido e de seu sogro, morreu no nascimento do bebê, a quem chamou Icabô, porque a arca havia sido levada e a glória de Deus afastada de Israel. A tolerância para o pecado pode ser tão devastadora quanto o próprio pecado.

Perguntas – ELI
1. Quais eram os dois empregos de Eli?
2. Quais eram os nomes de seus dois filhos?
3. Seus filhos eram homens tementes a Deus?
4. O que Eli fez a respeito da iniqüidade deles?
5. Deus avisou Eli sobre isso?
6. Hofni e Finéias forçavam os outros a praticar o pecado?
7. Quem foi o homem que tomou o lugar de Eli?
8. Deus revelou isso a Samuel?
9. Deus revelou isso a Eli?
10. Como Eli se sentiu a relação disso?
11. Quem eram os inimigos de Israel naquele tempo?
12. Como os filhos de Eli morreram?
13. Quantos soldados morreram com eles?
14. Um dos dois era casado? Qual?
15. O que levaram de Israel na batalha?
16. Quantos anos Elias tinha nessa época?
17. O que mais perturbou Eli, a morte de seus filhos ou a perda da arca?
18. O que aconteceu quando soube das notícias?
19. Que nome a mulher de Finéias deu a seu filho assim que ela morreu?
20. O que o nome significava e por que foi dado?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br