Juízes 2:6-16, Juízes 4:1-24

Versículo para memorização – Juízes 2:14

Depois de Josué ter conduzido Israel através do Jordão e subjugado os reis e as grandes cidades de Canaã, dividiu a terra entre eles correspondentemente às tribos e famílias. Deveriam ter destruído todos os habitantes da região, mas falharam em fazê-lo. Isso se tornaria uma grande fonte de aflição para eles nos anos seguintes, porque, depois da morte de Josué, começaram a venerar os deuses falsos dos Cananeus.

Por causa disso, Deus os colocou nas mãos de seus inimigos e, quando imploraram por misericórdia, Ele levantou juízes para livrá-los. Um desses juízes era uma profetisa, chamada Débora. Enquanto ela foi juíza de Israel, Deus entregou-os nas mãos de Jabim, rei de Canaã, e foram mantidos em escravidão e fortemente oprimidos por Sísera, o capitão dos exércitos de Jabim. Sofreram essa opressão durante vinte anos, até que imploraram a Deus por misericórdia.

Deus então revelou a Débora um plano por meio do qual Ele derrotaria Sísera. Então, ela chamou Baraque, um líder militar da tribo de Naftali e deu-lhe instruções pelas quais Deus salvaria Israel.

As tropas de Sísera, com suas novecentas carruagens de ferro, saíram contra Baraque e Deus os confundiu e os entregou em suas mãos. Sísera pulou de sua carruagem e fugiu a pé, mas Deus tinha um plano para ele. Uma mulher chamada Jael chamou-o a sua tenda e, quando ele adormeceu, ela lançou um pino da cabana em sua cabeça. Assim Deus salvou Israel, não pela força do povo, mas sim por Seu poder, através dos esforços de duas mulheres.

O fato de Deus usar uma mulher para julgar Israel não deve fazer com que imaginemos que Deus não considera a ordem dos sexos. A Bíblia ensina claramente o contrário. Devemos aprender que Deus pode usar uma mulher ou qualquer outra pessoa que Ele escolher. Ela também nos ensina que, quando os homens falham ao realizar o plano de Deus, Ele pode e usa outros meios.

Perguntas – DÉBORA E BARAQUE

1. Israel voltou-se logo aos ídolos?
2. Quem morreu antes que o povo se tornasse idólatra?
3. Quantos anos Josué tinha quando morreu?
4. Cite o nome de dois deuses falsos que Israel servia.
5. Depois da morte de Eúde, Israel foi entregue às mãos de quem?
6. Jabim era rei de qual país?
7. Quem era o chefe das tropas de Jabim?
8. Quantas carruagens Sísera possuía?
9. Por quanto tempo oprimiu Israel?
10. Quem era juiz de Israel nesse período?
11. Que outro título foi dado a ela?
12. Onde ela vivia?
13. Quem ela convocou para conduzir as tropas de Israel?
14. Quantos homens Baraque teria?
15. Quais eram as duas tribos de que viriam?
16. Qual foi a resposta de Baraque para seu desafio? 17. Baraque receberia crédito pelo advento de sua vitória?
18. O que Sísera fez quando suas tropas foram derrotadas?
19. Quem o encontrou e o que ela fez?
20. Que outro inimigo foi destruído com Sísera?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br