I Samuel 1:1-2:21

Versículo para memorização – I Samuel 1:27

Nossas duas últimas lições referiram-se a mulheres da Bíblia. Ana é uma das verdadeiras grandes mulheres da Bíblia. Viveu por volta de 1170 anos antes de Cristo. Seu marido Elcana a amava, mas ela era muito infeliz porque não tinha nenhum filho. Ficava especialmente afligida todo ano quando iam a Siló, para adorar o Senhor.

Em um determinado ano, o coração dessa mulher comoveu-se tanto que, quando foram à casa de Deus para orar, fez um voto maravilhoso a Ele. Pediu-Lhe um filho e prometeu que, se a sua prece fosse ouvida, dedicaria a criança a Deus por todos os dias de sua vida. Eli, o sacerdote, viu os lábios dela se movendo em uma oração silenciosa e achou que estivesse embriagada, mas ela lhe assegurou que era somente uma profunda amargura que ele via em seu semblante. Pense na fé e na determinação que tinha que ter na sua coração para prometer seu filho á Deus, mesmo antes de nascer.

Deus honra esse tipo de fé diante dEle e amor a Sua causa, então, abençoou Ana e ela concebeu e teve um filho, o qual chamou Samuel, que significa “ouvido pelo Senhor,” pois ela sabia que esse filho era a resposta a sua oração.

Depois do nascimento de Samuel, Ana não foi a Siló no tempo de costume, mas disse que iria esperar até desmamar sua primeira criança. Então, levaria ele consigo e o apresentaria a Deus, como havia prometido em sua oração. Depois que Samuel foi desmamado, levou-o à casa de Deus, em Siló, e deixou-o lá para servir o Senhor.

Isso pode parecer muito estranho para nós, mas agradou ao Senhor, porque tinha grandes planos para Samuel. Tornar-se-ia um grande profeta de Deus. Quanto a Ana, Deus a abençoou muito por sua devoção e obediência. Mais tarde, teve três filhos e duas filhas. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, Ele sempre resolve nossos problemas melhor do que podemos fazer.

Perguntas – ANA

1. Qual era o nome do marido de Ana?
2.Qual era o nome da outra esposa de Elcana?
3. Qual das esposas de Elcana lhe era a favorita?
4. Qual era o problema de Ana?
5. Aonde iam para adorar?
6. Com que freqüência iam a esse lugar?
7. Quem era o sacerdote de lá?
8. O que Ana fez em relação a seu problema?
9. O que pareceu estranho a Eli?
10. O que Eli pensou?
11. O que Ana pediu a Deus?
12. Que promessa ela fez?
13. Deus respondeu a sua oração?
14. Ela foi fiel com a sua promessa que fez a Deus?
15. Como chamou seu filho?
16. Levou Samuel a Deus imediatamente?
17. Elcana ficou feliz com o plano dela?
18. Eli se agradou ao ouvir o testemunho de Ana?
19. O que significa o nome Samuel?
20. Quantos outros filhos Deus deu a Ana?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br