Reis 21: 23-29, II Reis 9:14-37

Versículo para memorização – I Reis 16:33

Depois da época dos juízes, devido à insistência de Israel, Deus deu ao povo reis que o governassem. Saul foi o primeiro, Davi e Salomão seguiram-no, depois seus filhos, netos, etc. Entre esses reis havia bons homens que temiam a Deus, mas havia também homens perversos que preferiam menosprezar os planos de Deus e fazer tudo conforme lhes agradasse. Entre os reis perversos havia um homem chamado Acabe. Sua esposa Jezabel era até mais maligna que ele. Era muito dissentânea e totalmente sem escrúpulos, além de ser também uma idólatra.

Acabe desejava comprar uma vinha de um homem chamado Nabote, porque ficava perto de sua casa; no entanto, Nabote recusou-se a vendê-la, pois era a herança de seu Deus na terra. Ao invés de respeitar a justa decisão de Nabote, Acabe fez birra. Sendo assim, sua esposa má, Jezabel, escreveu cartas para os anciãos da cidade de Nabote, acusando-o falsamente. Como planejado, isso resultou na morte de Nabote por apedrejamento.

Quando o perverso Acabe foi tomar posse da vinha de Nabote, encontrou-se com Elias, o profeta de Deus, que lhe disse que sua maldade resultaria na morte de sua família, incluindo uma morte terrível para sua esposa Jezabel (I Reis 21:23-26). Acabe ficou muito arrependido de seu pecado. Por causa do seu humilde arrependimento, Deus protelou a sua sentença. Estavam para começar os dias de seu filho Jeosafá (I Reis 21:29). Pode-se ler sobre a execução de seu julgamento em II Reis 9:22-26. Obviamente Acabe teve uma morte violenta e os cães lamberam seu sangue (II Reis 22: 34-38).

O julgamento contra a terrível Jezabel cumpriu-se em II Reis 9:30-37. Quando você lê sobre essas mortes terríveis, você deve ser advertido que quando uma pessoa é má e idólatra, embora possa ser bem sucedida por um período, o dia do julgamento de Deus chegará.

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no espírito, do espírito ceifará a vida eterna”. (Gálatas 6:7 e 8)

Perguntas – Acabe e Jezabel

1.Que nação foi governada pelo rei Acabe?
2. Qual era o nome de sua perversa esposa?
3. Quem era o profeta de Deus naqueles dias?
4. Quem era o homem justo contra quem pecaram?
5. Qual era o desejo impróprio de Acabe?
6. O que Acabe fez em relação a seu desapontamento?
7. Quem lhe ofereceu ajuda para conseguir a vinha?
8. Como ela conseguiu isso?
9. Ela obteve sucesso em seus planos de matar Nabote?
10. Como Nabote morreu?
11. Acabe ficou triste com a morte de Nabote?
12. O que fez depois da morte de Nabote?
13. Quem encontrou quando foi para as vinhas de Nabote?
14. Por que Elias estava lá, quando ele chegou?
15. Como Acabe referiu a Elias?
16. Contra quem Elias decretou julgamento?
17. Qual foi a resposta de Acabe para essa profecia?
18. Qual foi a resposta de Deus perante a humildade de Acabe?
19. O julgamento de Deus contra Acabe se cumpriu sobre quem e por quem?
20. Como se realizou a sentença de Deus contra Jezabel?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br